A Enorme Diferença Entre BASE e BÁSICO

Neste texto rápido irei diferenciar dois termos que se confundem muito. Parece uma bobagem, mas esta confusão conceitual gera uma desvalorização natural de um dos recursos mais poderosos que um dançarino pode e deve estudar sempre.

Básico

Na dança, dizemos que algo é básico quando é simples, é genérico, costuma ser de fácil assimilação.

São movimentações utilizadas normalmente para iniciar uma cadeia nova de movimentos. São super importantes para a compreensão e para a progressão da complexidade da dança. Mas quando a dança se desenvolve aquilo que é básico tende a perder forma dando lugar a variações e adaptações. Neste estágio é normal o praticante perder o interesse pelas movimentações básicas. E quando ele ouve a palavra BASE, ele remete à coisas básicas, e não dá  o devido valor.

Base

A base não é aquilo que é básico. Base é o fundamento, o alicerce, a fundação dos seus recursos para poder dançar. A qualidade da sua base é medida pela qualidade das suas técnicas, seu padrão de movimento.

Toda e qualquer movimentação, básica ou complexa pode ser aprimorada através do estudo da base. Uma base sólida é o que realmente define um dançarino avançado, pois é através do estudo das bases que se atinge a consciência corporal e o CONTROLE.

Alguém com uma base fraca não faz, nem os movimentos básicos, da mesma forma que alguém que tenha uma base avançada. E as pessoas de base avançada conseguem fazer coisas que a cabeça das pessoas de base rudimentar nem conseguem compreender como é possível.

E um fenômeno muito interessante acontece nas pessoas que se desenvolvem na dança a ponto de terem uma base excelente. Elas voltam a se interessar e ter prazer ao fazer as movimentações básicas.

2 comentários sobre “A Enorme Diferença Entre BASE e BÁSICO

  1. Que bacana, Raso! Deu vontade de ler mais sobre como ter uma boa base. Vou revisar suas dicas nos textos de
    pisada 2, leveza, agilidade, transferência de peso e sustentação hehe. Obrigada por compartilhar! Abração

    Curtir

  2. Pingback: Focar em um estilo por vez ou aprender vários ao mesmo tempo? | FORRÓ

Deixe um comentário