Top 10 Bandas/Artistas Do Forró Atual!

Deixo aqui uma lista das 10 bandas e artistas que fazem parte da minha caminhada dança e são imensamente importantes pra mim. Cada grupo vai com o motivo de ter marcado a minha história e com certeza já marcaram a história de muitos outras pessoas . De forma alguma este POST é um rankeamento baseado em conhecimento técnico de música e nem consegue mensurar a real importância de cada artista no universo do forró. É apenas uma impressão de um membro ativo da cena que escuta forró diariamente há 10 anos. Espero que goste da lista e não deixe de deixar nos comentários qual o seu top 10!

10 – FORRÓ DE KÁ

Ainda não tive a oportunidade de ouvir o forró de Ká tocar ao vivo. É uma banda qualidade formidável que atua na Alemanha e possui um vocalista forte e a melodiosa flauta transversal faz um grande diferencial nos arranjos dando uma leveza incrível às canções. Eles cantam forró em português, inglês e alemão. Segundo meu amigo produtor musical, Leandrinho Campanha, eles conseguem atingir o público atual do forró de forma efetiva tanto no Brasil quanto no exterior por terem construções musicais ricas e atualizadas, cantando em várias línguas. Não conheço nenhuma pessoa que não goste das músicas Liebe’s e Olho bonito.

9 – JOTA PÊ

Esse cara tem um lugar especial no meu coração. Primeiramente por ter sido nosso aluno no pé descalço e segundo por ter incluído o forró na sua gama de composições. Tem uma voz forte e única sempre acompanhado de seu violão de onde tira arranjos muito gostosos.É a simplicidade em pessoa e luta muito por seu espaço com sua música original. Tocou o coração de todos com Beija Flor e Lenda e tenho certeza que ele ainda vai trazer muita novidade e músicas de qualidade pra podermos dançar.Claro que eu já gravei um vídeo ao som dele! Aí vai:

8 – ARLENO FARIAS

Arleno é um cantor que se destaca pelas suas manobras com seu violão. Ele utiliza uma batida muito características em que bate no violão como se fosse um tambor sem interromper a sequenciação do acordes. Possui um voz grave muito interessante e viaja o mundo levando o forró.Desde que comecei a fazer aulas de dança as músicas do Arleno faziam parte do repertório da escola. No aniversário de 7 anos do pé descalço ele foi contratado pra tocar e por algum motivo não havia tripé para segurar o microfone. Então o diretor do pé descalço Lucas Vidoto segurou o Microfone durante toda a apresentação e como de costume não conseguiu se conter e chorou de soluçar.Numa outra oportunidade o Arleno fez uma apresentação na unidade atriz do pé descalço e pediu para que eu o acompanhasse no triângulo. Eu fiquei assustado mas fui e toquei com o entusiasmo do mesmo tamanho da minha surpresa. Nunca havia tocado com um profissional antes.

7 – O GRANDE ENCONTRO

Gigantes da história do nosso forró que se apresentam até hoje. Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Zé Ramalho e Alceu Valença são cada um uma potência da música brasileira. Nunca pude ir a um show dos quatro juntos mas pude ver ao vivo a Elba que na minha opinião é a melhor intérprete de forró que temos na atualidade e o Alceu.No Show do Alceu Valença que abriu o FENFIT (Festival Nacional de Forró de Itaúnas) de 2016 eu fiquei impressionado com a quantidade de músicas que já faziam parte da minha história mesmo antes de começar a dançar. Músicas que meu pai colocava para ouvirmos nos carro durante as longas viagens de BH até Alcobaça ou Arraial D’ajuda.Eu chorei da primeira até a última música várias pessoas vinham me perguntar se eu, aos soluços, estava bem enquanto meus amigos não parava de rir da minha cara.

6 – OS 3 DO NORDESTE

Também nos festival de Dunas de Itaúnas de 2016 Tive a honra de ver o Show dos 3 do nordeste. Até então eu não sabia que tantas músicas que eu gostava eram desta banda que há várias décadas leva o forró para o Brasil e para o mundo. Foi um dos show mais animados que já presenciei e quando o trio desceu para tocar junto ao público eu fiz de tudo para poder ficar na primeira fila de cara com os artistas que fizeram um dos shows mais bonitos que já vi.Neste dia presenciei um zabumbeiro conta tá história e tanto amor pelo forró que continuava a fazer shows sem se quer conseguir colocar a zabumba no corpo sozinho. Logo antes de começar a tocar um ajudante passava a correia nos ombros de Parafuso e tão logo o show acabava ele retirava o pesado fardo de seus ombros. Poucos meses depois Parafuso morreu em uma turnê internacional. Morreu levando o forró para esse mundão afora.

5 – FORRóÇACANA

Liderados pelo grande musicista Duani, o forróçacana possui uma infinidade de gravações de qualidade que tocam em todos os forrós em que se vá. Tive a honra de poder ir a um show ao vivo antes da banda se desfazer. Na ocasião o Trio Dona Zefa se apresentou abrindo o show, tamanha grandeza do forróçacana. Me lembro que neste dia a banda tocou por mais de três horas e não tinha uma música que eu não tinha ouvido a versão deles mesmos. Isto é de uma raridade imensa. Normalmente mesmo que se conheça todas as músicas de um repertório de 3 horas, dificilmente a banda que se apresenta tem boas gravações de todas as canções. Minha alegria foi imensa ao saber que a banda se reúne novamente para fazer uma apresentação no rootstock em BH!

4 – DIEGO OLIVEIRA

Não é comum encontrar um zabumbeiro vocalista. Diego Oliveira mestra a zabumba como poucos outros e ao mesmo tempo canta de forma a parecer que está falando com o coração aberto. É um dos meus shows favoritos. É possível sentir a emoção da canção ao ouvir sua interpretação. Tive o privilégio de conviver por um par de dias com ele em um festival de forró em que trabalhamos juntos na cidade de Moscou. Neste período pude conhecê-lo um pouco e perceber sua grande humildade e simpatia. Uma das coisas que mais me fascinou foi a quantidade de horas que ele passa ouvindo forró por dia. Ele estuda cada artista em cada apresentação para poder estar sempre atualizado e não poupa elogios para os arranjos que gosta e não se ouve uma palavra que desmereça os artistas analisados. Como é raro pessoas assim no dia de hoje!

Mais recentemente trabalhamos juntos em mais um festival, a primeira vez de ambos no Japão. Mesmo sendo a atração principal do evento, ele se juntou aos professores e alunos com muita natruralidade e interagiu com todos tratando a todos com iugualdade e contribuindo de forma decisiva para que o evento pudesse agradar aos participantes e disseminar o melhor lado da cultura do forró.

3 – FALAMANSA

A banda de forró mais famosa da atualidade, talvez a única banda de forró pé de serra a qual se pode mencionar para um leigo sem precisar explicar que se trata de uma banda de forró.E isto não é atoa, o Falamansa possui uma quantidade imensa de músicas próprias que fazem sucesso e agradam ao público forrozeiro e ao grande público também. Na minha humilde opinião o Falamansa é o grande responsável pela apresentação do forró para a nova geração. Inúmeras pessoas que conheço começaram a se interessar pelo forró após ouví-los.Pergunte a alguém com menos de 40 anos qual a primeira banda de forró lhe vem à cabeça. Garanto que a maioria falará Falamansa.E não só nas gravações, a qualidade do Falamansa se mostra intacta em suas apresentações ao vivo. É o único show que se vai que você encontra uma grande quantidade de pessoas que não sabe dançar, que vai ver o show simplesmente por gostar da música.Aqui vão dois vídeos de danças minhas ao som de gravações da banda:

 

2 – MESTRINHO

Acredito que Mestrinho e sua banda são o grupo de maior qualidade no forró atual. O repertório da banda é amplamente baseado na obra de Dominguinhos.Mestrinho parece ter a missão de levar o legado de seu mestre adiante e o faz com muita maestria. É sem dúvidas um dos melhores sanfoneiros do mundo senão o melhor. Canta com muita emoção as canções e lidera um grupo de artistas que quando sobem no palco hipnotizam os espectadores e sempre explodem a plateia de alegria e entusiasmo.Compõem também a banda um bom zabumbeiro e um cavaquinista, mas os grandes destaques são, além do líder Mestrinho:
Elton Morais um triangleiro de caras e bocas que toca parecendo querer seduzir a si mesmo e sempre roda seu triângulo em seu solo!

Pipoquinha, um baixista fenomenal, que dedilha o seu baixo freneticamente em um som muito claro sempre complementando com êxito a sanfona.

Léo Rodrigues, o meu instrumentista favorito no universo do forró. Esse cara faz o que quer com o pandeiro e sempre cuida pra que o show esteja animado promovendo a interação da banda durante a apresentação. Nos momentos do solo é o único instrumentista que ao tocar seu instrumento levanta mais a galera do que o próprio Mestrinho. Ele rouba a cena de forma natural, o público sempre percebe que ele se destaca com o pandeiro sem ficar se exibindo, simplesmente pela forma formidável que ele toca.

Em duas oportunidades eu não consegui segurar as lágrimas ao ouvir os som desta banda maravilhosa. Nas duas ocasiões um forte reforço tocava com o conjunto. Os dedilhados do Mestrinho estavam sendo harmonizados com o violino impecável de Nicolas Krassik.

1 – TRIO DONA ZEFA

Um trio que emana simplicidade, humildade e simpatia. Com músicas que falam sobre questões do nordeste e também que tratam o amor e assuntos triviais de maneira divertida.Infelizmente não se apresenta mais na minha formação preferida (Danilo, Mumu e Tom Silva) porém ainda têm uma dimensão e uma importância enorme para o forró e para os forrózeiros.É na minha opinião a banda que mais tem exito(juntamente com Mestrinho) em agradar tanto os amantes do forró tradicional quanto os que preferem o forró universitário.

Estar em uma apresentação do Trio dona Zefa é certeza de uma qualidade sólida e um diálogo constante entre a banda com o público. O mais interessante é que durante todo o show os irmãos Danilo e Mumu conversam entre si ao microfone e um ouvido desatento perde todos os comentários que, na minha opinião, são parte fundamental do show e sempre me fazer rir.Tive o enorme privilégio de me apresentar dançando ao som do trio ao vivo na cidade de Dublin na Irlanda. Na ocasião Tom Silva ainda era o sanfoneiro da banda e nos presenteou com sua nobre composição UM TOM PARA DOMINGUINHOS. O momento foi registrado e deixo dois vídeos abaixo.O primeiro com uma melhor visualização da dança e o segundo com a visualização da banda.

Com certeza muitos artista formidáveis acabaram ficando de fora da lista. Comenta aí qual seria seu top 10!!

Agora fica o convite para você me visitar em uma de minhas escolas em Belo Horizonte, ou alguma unidade da rede de ensino que me faz cada dia mais realizado, o Pé Descalço (BH, São Paulo, Santo André, Niterói, Juiz de Fora, Contagem e Londres).

Quanto vale este conteúdo para você?

Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!

Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!

Doação ao Blog

A doação está com o preço de 1 real! Para doar mais, basta modificar a quantidade para ajustar ao valor que você deseja! Muito Obrigado!

R$1,00

Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:

APOIA.SE/feliperasoforro

 

Leia também:

A Dança Como Forma de Tradução de Quem Somos!!

Forró Pé Descalço é Forró de Verdade?

Posso recusar uma dança ou parar uma dança no meio? Entenda regras básicas de educação e respeito no salão!!

3 Motivos Pelos Quais a Dança de Salão É A Atividade Física Mais Completa Para Sua Saúde !!!

Como O Seu Descanso Está Atrapalhando Seu Rendimento No Trabalho? 4 Passos Para um descanso pleno.

6 Dicas Rápidas Para Aprender A Dançar E Acelerar Sua Evolução Na Dança

Forró Tem Técnica?? Entenda o Termo Que Muitas Vezes Falamos Sem Saber.

Da Humildade à Paixão! Os 5 Passos da Filosofia Pé Descalço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s