As 4 Dúvidas mais frequentes antes de fazer aula de forró!!

Neste breve artigo você vai entender que muitas vezes colocamos obstáculos desnecessários entre nós e a nossa vontade de aprender. Com simples perguntas você vai entender que é muito mais fácil começar a aprender a dançar do que você imagina.

1 . PRECISO SABER DANÇAR PRA COMEÇAR?

Não é necessária absolutamente nenhuma experiência com dança para começar as aulas. As boas escolas sabem que cada pessoa traz consigo uma bagagem diferente, com facilidades e dificuldades próprias. Quando você chegar para fazer sua aula os professores irão te orientar e ensinar desde as primeiras movimentações e irão, com muita paciência, te explicar quantas vezes forem necessárias para você aprender cada passo.

100% das pessoas que você irá encontrar na escola passaram pelo estágio de não saber nada, e precisaram da ajuda de alguém para passar por cada etapa do seu aprendizado. Portanto sempre que alguém novo chega há um cuidado especial com esta pessoa, e irão ajudá-la a entender os primeiros movimentos com entusiasmo.

Toda a comunidade se sente responsável pelas novas pessoas, os praticantes de forró entendem que cada pessoa que entra para a escola é uma pessoa a mais para poder dançar, interagir, se divertir e trocar experiências agradáveis. Um fenômeno extraordinário acontece na sua segunda aula, você vê alguém novo chegando e você, com o pouco que sabe, vai sentir uma vontade irresistível de ajudar aquela pessoa a entender as coisas que você já entendeu na sua primeira aula.

Desta forma, quanto antes você começar, mais rápido mudará seu status de “não sei nada” para “sei o básico” e muito antes do que você imagina estará dançando melhor do que jamais imaginou!

2. PRECISO DE PAR PARA COMEÇAR?

Isso vai depender da escola que você procura. Na maior parte das escolas do mundo todo não é necessário. As escolas adotam o sistema de rodízio em que os pares vão sendo trocados durante as aulas para que todos troquem experiências com todos, quem tem facilidade dance com quem tem dificuldade e no fim do dia ninguém fica sem dançar e todos conseguem aprender. leia: 4 Dicas Para Você Escolher Sua Escola De Dança De Salão.

Além de aprender a dançar sem ficar parado durante a sua aula, naturalmente você dança com muitas pessoas com as quais você não teria a oportunidade de interagir seja por timidez, por falta de confiança ou por qualquer outra barreira interna que te impeça de arriscar algo novo.

3. QUAL TIPO DE ROUPA DEVO USAR?

Primordialmente roupas leves. Vou separar por peça de roupa para facilitar a análise.

4274a4fa84e3e199f7b7470b012e4ffd25b50558

3.1. Parte de Cima

Procure usar roupas de algodão pois é o material que mais demora a dar cheiro. As camisas Dry Fit (camisas de academia ou times de futebol) dão mal cheiro muito rápido. Se você for uma pessoa que sua muito, procure usar camisas de manga curta e se você não sua demais pode usar sem medo camisas sem manga!

Mulheres costumam ter uma variedade maior de modelos e cortes para as roupas, procure não usar camisas em que a alça é muito solta ou mais larga pois com a movimentação dos braços esta alça pode ser um empecilho e ficar caindo dos ombros com frequência causando um incomodo constante.

3.2. Parte de Baixo

A principal preocupação para a parte de baixo é a cintura. Calça caindo é o que não queremos, é extremamente chato passar a noite subindo a calça, o short ou a bermuda. Uma parte de baixo muito justa pode gerar um incomodo enorme por não permitir a livre movimentação das pernas, além de trazer o risco de rasgar a sua roupa.

Quando queremos conforto saias curtas, shortinho e bermuda são as melhores pedidas. Além da maior liberdade de movimento temos um conforto térmico mais agradável para a prática da atividade física. No entanto muitas pessoas gostam mais da estética da dança ao utilizar calça. Uma saída muito utilizada hoje em dia são as calças com punho (tornozeleira) elástico. Te da estética que a calça proporciona e te permite subir a calça para a canela se o calor incomodar muito.

Vale ressaltar que as opções estéticas mencionadas podem não se adequar ao seu gosto individual. Cada um tem um gosto estético próprio e o que eu mencionei acima não foi uma opinião exclusivamente minha. Eu me baseei nas inúmeras conversas acerca do tema que tive nos últimos 10 anos com pessoas do meio da dança.

3.3. Calçado

Para começar seus estudos não temos grandes restrições. Procure apenas não usar saltos nem sapatos que não sejam confortáveis para você. Chinelos, sandálias,  tênis de academia, sapatênis, tênis casuais, inclusive meias ou até mesmo descalço. Dificilmente teremos problemas inicialmente.

A medida em que vamos progredindo na prática convém procurar um calçado que tenha uma relação de atrito com o chão do local da sua pratica que seja intermediário. Ou seja, o ideal é que o calçado não seja muito aderente (agarre muito no chão) e nem deslize demais. O calçado aderente limita as movimentações e vai interferir diretamente nas possibilidades de movimentações que você conseguirá executar. Um calçado que deslize muito não te dará a tração necessária para você se deslocar com conforto e com as trocas de direção constantes você irá patinar e escorregar muito.

tpm121-reportagem-008

4. E pra quem já sabe dançar? Vou ter que ficar com os iniciantes.

Conhecimento e aprimoramento nunca são demais. Mas quem já sabe dançar fica com uma certa preguiça de começar do zero. Isso não é necessário! As boas escolas normalmente nivelam os alunos nas turmas adequadas de acordo com a desenvoltura do recém chegado para que ele faça aulas na turma condizente com seu nível.

É válido ressaltar que a grande maioria das pessoas que procuram as escolas declarando já saberem dançar (seguramente mais de 90%) são nivelados nos níveis iniciantes das escolas. Isso não é uma afronta ou um desrespeito e a lógica é bem simples. O forró não é uma dança complicada para se iniciar e muitas pessoas aprendem informalmente as primeiras movimentações sem uma instrução muito qualificada e já é o suficiente para começarem a se divertir. Inseridas em um grupo de pessoas que não sabem dançar aqueles que já aprenderam algumas movimentações são considerados grandes dançarinos. Em terra de cego quem tem olho é rei.21094757147042

Pessoas que praticam com regularidade acompanhadas e instruídas por profissionais alcançam patamares na dança muito diferentes de quem tem experiências esporádicas e não instruídas. É mais do que natural que alguém que chegue em uma escola, mesmo sabendo dançar, seja classificado como um dançarino iniciante, por mais que às vezes já dance a anos.

Muito obrigado pela leitura, deixo o convite para você me visitar em uma de minhas escolas em Belo Horizonte, ou alguma unidade da rede que fez eu me apaixonar pelo forró e pela dança, o Pé Descalço (BH, São Paulo, Santo André, Niterói, Juiz de Fora, Contagem e Londres).

Quanto vale este conteúdo para você?

Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!

Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!

Doação ao Blog

A doação está com o preço de 1 real! Para doar mais, basta modificar a quantidade para ajustar ao valor que você deseja! Muito Obrigado!

R$1,00

Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:

APOIA.SE/feliperasoforro

 

Leia também:

6 Dicas Rápidas Para Aprender A Dançar E Acelerar Sua Evolução Na Dança

Aula Em Grupo Ou Particular? Tudo que você precisa saber para tomar sua decisão!

Posso recusar uma dança ou parar uma dança no meio? Entenda regras básicas de educação e respeito no salão!!

Como O Seu Descanso Está Atrapalhando Seu Rendimento No Trabalho? 4 Passos Para um descanso pleno.

Forró Tem Técnica?? Entenda o Termo Que Muitas Vezes Falamos Sem Saber.

Um comentário sobre “As 4 Dúvidas mais frequentes antes de fazer aula de forró!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s