Os Nossos 6 Sentidos No Forró!!

Isso mesmo, nós possuímos mais de 5 sentidos apesar de muitas vezes só sermos ensinados a considerar tato, visão, olfato, paladar e audição. Sem muita enrolação vou te mostrar o papel de cada um na dança.

Paladar

Começaremos com o menos óbvio deles. O paladar não tem função técnica para a dança mas se engana quem pensa que o forró só se dá abraçado balançando ao som de um xote, arrastapé ou baião. O forró é uma manifestação cultural espontânea e todos os aspectos da festa ou da comunidade do forró são de extrema importância para que este traço de nossa cultura ganha força e importância na vida das pessoas. Atualmente a catuaba marca o esteriótipo do forrozeiro, bem como o cachorro quente na porta dos forrós!

shutterstock_362444591-1

Mas a ideia do paladar não é descobrir qual o gosto do forrozeiro. A comida e a bebida estão diretamente relacionadas com a característica dos praticantes de estarem sempre buscando interagir e conversar com as pessoas ao seu redor. As bebidas regam as conversas e interações durante a festa do forró e a cozinha é o local de encontro preferido da galera quando alguém recebe a turma em casa. Acredito que isso não é uma característica exclusiva do meio do forró mas definitivamente marca de forma decisiva as minhas experiências nesse meio.

Olfato

O olfato pode passar despercebido por muitos, porém para mim é um fator muito importante para o pleno desfrute da dança. Por se tratar de uma dança em que se aproxima muito do parceiro, um perfume suave é sempre bem vindo, mas o importante mesmo é ter os cuidados básicos de higiene para não exalarmos um cheiro desagradável para o nosso par.

Algumas dicas podem ser importantes para ajudar nesse processo:

  • Banho diário e desodorante, preferencialmente reforçado momentos antes de começar a dançar. Se você conseguir ter o desodorante com você para reforçá-lo quando necessário é o cenário ideal.fa820bd9-b35c-47d1-8730-44ffe7a1e7b0
  • Procure não usar roupas de academia como as camisas dry fit, característica das camisas de time de futebol por exemplo. Este material costuma dar mal cheiro com muito mais facilidade do que as camisas de algodão.
  • Algumas pessoas possuem um cheiro de suor muito forte naturalmente, levar mais de uma camisa para a sua prática ou para a festa de forró pode te ajudar muito a estar sempre fresco e agradável.
  • Procure usar uma blusa limpa, uma blusa que você usou ontem e não lavou, mesmo que não tenha sujado ou suado tende a exalar uma mal cheiro mais rápido. De preferência coloque-a no corpo perto do momento da sua prática. Se for direto do trabalho por exemplo, leve uma blusa extra.

Visão

A visão é o sentido mais superestimado que temos. Ao dançar devemos ter muito cuidado com este recurso. A visão é muito importante para termos noção do espaço que temos disponível para dançar e é o mais indicado para os conduzidos observarem o espaço liberado pelo condutor. É um grande recurso para estabelecer a referência entre o casal apesar de não ser a única e nem a mais importante.

img_4083-42

A visão também vai desempenhar um papel forte no momento de se conectar com o seu par e demonstrar as boas vibrações transmitidas pela dança. Devemos perceber a importância e a função dos outros sentidos por quê a visão acaba assumindo muitas responsabilidades que não são dela. As conduções não espaciais por exemplo são bem menos eficientes se identificadas através da visão. As conduções relacionadas á musicalidade são muito mais efetivas se o tivermos um ouvido atento do que se tentarmos copiar algo que estamos olhando.

Inegável á a importância da visão do lado de fora da dança, ela quem nos permite apreciar as belezas dos movimentos feitos, a interação , a concentração e alegria escancarada no rosto e no corpo de quem dança.

Audição

A audição tem três grandes importâncias. A primeira é estabelecer o ritmo da dança, bem como prover os nuances necessários para motivar e interferir diretamente na escolha de cada movimentação feita por quem dança. A música é a cola que une os dançarinos.

A segunda função é animar a festa com as batidas dos instrumentos, e encantar as pessoas com a beleza dos sons e das combinações das notas e e da poesia das letras

A terceira é transmitir a história e a cultura do forró nas localidades em que ele se manifesta. Através das músicas conseguimos ter uma ideia melhor das características dos locais de onde elas vêm, principalmente o nordeste. As músicas exaltam a fauna a flora brasileira, a condição sociocultural dos praticantes e dos músicos e tantos outros elementos que nos ajudam a imergir cada vez mais neste universo. Isso potencializa nossa percepção de valor e de significado acerca do forró.

Mandacarú

Tato

O Tato é o principal sentido para o reconhecimento do corpo do seu par e o grande responsável para que um conduzido perceba que uma condução está sendo dada. O toque e as pressões formam um conjunto de informações que configuram uma linguagem mais rápida e mais eficiente que a visão para que um corpo estimule a movimentação do outro.

IMG_4044-34.jpg

Propriocepção

O sexto sentido  com importância direta no forró (sim existem bem mais do que apenas 6 sentidos) é a propriocepção.

Este sentido está ligado à nossa capacidade de perceber a posição e a movimentação dos membros e partes do nosso corpo mesmo sem estar olhando pra elas ou tocando nelas. No meio da dança é muito conhecido como consciência corporal!!!

Este é o sentido que permite termos equilíbrio, precisão e controle dos movimentos (duas das habilidades mais imp

ortantes de um dançarino). Ela permite que consigamos movimentar o nosso corpo na velocidade adequada, com a intensidade adequada e que consigamos ter uma finesa no momento de encostar e interagir com o nosso par.

É o sentido responsável pela clareza e suavidade das conduções bem como o controle e precisão das reações do conduzido. O tato é o meio para que a condução possa ser entendida, porém a propriocepção é quem vai determinar se a condução foi bem feita e se a resposta dada foi adequada.

É muito importante lembrarmos que a dança a dois não se configura por um homem levando e uma mulher sendo levada. Esta noção é extremamente leiga e ultrapassada, portanto há um condutor que sugere os movimentos e um conduzido que tem a difícil tarefa de identificar essa sugestão e movimentar ativa e autonomamente seu corpo em resposta ao estímulo identificado.

Convido você a continuar a discussão e me ajudar a ampliar minha percepção da importância dos sentidos na dança!

Deixo o convite para você me visitar em uma de minhas escolas em Belo Horizonte, ou alguma unidade da rede que me fez  apaixonar pelo forró e pela dança, o Pé Descalço (BH, São Paulo, Santo André, Niterói, Juiz de Fora, Contagem e Londres).

Quanto vale este conteúdo para você?

Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!

Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!

Doação ao Blog

A doação está com o preço de 1 real! Para doar mais, basta modificar a quantidade para ajustar ao valor que você deseja! Muito Obrigado!

R$1,00

Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:

APOIA.SE/feliperasoforro

 

Não deixe de ler e compartilhar também:

Posso recusar uma dança ou parar uma dança no meio? Entenda regras básicas de educação e respeito no salão!!

4 Dicas Para Você Escolher Sua Escola De Dança De Salão

Aula Em Grupo Ou Particular? Tudo que você precisa saber para tomar sua decisão!

6 Dicas Rápidas Para Aprender A Dançar E Acelerar Sua Evolução Na Dança

Forró Tem Técnica?? Entenda o Termo Que Muitas Vezes Falamos Sem Saber.

3 Motivos Pelos Quais a Dança de Salão É A Atividade Física Mais Completa Para Sua Saúde !!!

Como O Seu Descanso Está Atrapalhando Seu Rendimento No Trabalho? 4 Passos Para um descanso pleno.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s