Como O Seu Descanso Está Atrapalhando Seu Rendimento No Trabalho? 4 Passos Para um descanso pleno.

Há uma quantidade enorme de pessoas que possuem rotinas pesadas no trabalho e que ao chegarem em casa só querem saber de descansar. Porém este hábito pode ser muito prejudicial tanto à saúde quanto ao rendimento profissional. A ideia de descanso que a maioria das pessoas têm em mente envolve um confortável sofá e uma enorme televisão repleta de conteúdos prontos que não exigem nenhum esforço da mente para poder compreender o que está sendo transmitido.

Está aí o nosso mais grave erro: PARAR PARA DESCANSAR!!

Explicando de maneira simples corpo humano é uma maquina de adaptação que responde em feedback positivo, mas o que é isto? Quanto mais, mais. Quanto mais ficamos parados, mais queremos parar. Quanto mais em movimento, mais queremos nos mover. Mas o que nós erroneamente pensamos é que para ter energia para trabalhar é preciso parar o corpo e desligar a mente.

Quando fazemos isto estamos querendo controlar algo que a evolução já nos deu. O nosso tempo de descanso se chama SONO! E a nossa arrogância é tamanha que tentamos controlar este presente que a natureza gastou milhares de anos para nos dar. Nosso tempo acordado foi feito para a produtividade e o nosso corpo nos avisa quando precisamos parar.

O que acontece na realidade é que focamos nossos esforços de maneira completamente desequilibrada. Executamos uma única tarefe sob uma única forma por várias horas do nosso dia e quando nosso corpo pede para mudarmos o estímulo nós achamos que ele está nos pedindo para parar. E quando paramos nós substituímos de uma forma precária o nosso sono. Resultado, dormimos mal e não descansamos de forma apropriada. Dia após dia nos sentimos mais cansados e rendemos cada vez menos.

Mas o que fazer quando me sinto cansado??

O cansaço vem da repetição, é um desgaste de algum de nossos recursos, só que quando cansamos de fazer algo não significa que esgotamos todas as nossas energias e potencialidades. Dessa forma o que precisamos fazer é trocar o estímulo. Quanto maior for a variação melhor vai ser a qualidade do descanso. E não se esqueça de que estamos falando de corpo e mente em iguais proporções.

AMBIENTE

Primeiro passo: troque o ambiente, formal por informal, fechado por aberto, estático por dinâmico, estressado por calmo, sério por descontraído. Qualquer uma dessa mudanças já será suficiente para sua cabeça trabalhar de uma nova maneira. Hobbies não são simplesmente um luxo, são a melhor maneira de preparar o seu corpo para um descanso pleno.

boulder swing 40 ball

PESSOAS

Segundo passo: Troque as pessoas. Diferentes maneiras de pensar e de interagir estimulam nosso cérebro de maneiras diferentes. Não significa que você não possa ter colegas de trabalho no seu tempo de lazer ou hobbie, mas procure um ambiente em que as regras de hierarquia sejam diferentes em relação à estas pessoas ou não existam.

filinha-caída.jpg

TAREFA FÍSICA

Terceiro passo: desafie seu corpo de maneiras diferentes. Um dia sentado no escritório seguido de uma noitada sentado em um sofá ou em um bar exigem muito da musculatura postural de estabilização porém não estimula abdômen, peitoral, ombros, pernas e as grandes musculaturas das costas. Mas pior do que as musculaturas individualmente é não trabalhar a capacidade aeróbica do corpo bem como o sistema cardiovascular.

As atividades físicas que te ajudam a chegar nos limites do seu corpo ou próximo dele (sempre com uma progressão e orientação adequadas), além e liberar nossas drogas naturais do prazer como a endorfina, serotonina e dopamina, ajudam o corpo a manter suas funcionalidades, combatem riscos à saúde como enfarto, diabetes e depressão. Como se já não bastasse o cansaço gerado pela atividade se soma com o causado pelo trabalho e a consequência é um sono fácil, pesado e restaurador.

Uma grande dica que posso dar a vocês está no texto : ” 3 motivos pelos quais a dança de salão é a melhor atividade física para melhorar seu rendimento no trabalho!!!”

A dança de salão contempla não só os passos acima como também o quarto passo para rendermos sempre com a disposição de um recém contratado:

TAREFA MENTAL

Quarto Passo: Desafie sua mente com tarefas variadas. A maioria dos trabalhos contemporâneos desde a vida acadêmica envolve pouco esforço físico e muito trabalho mental. Porém também confundimos a hora de trocar o estímulo cognitivo (mental) pela hora de parar de usar o cérebro. E adivinha, O CÉREBRO SÓ PARA QUANDO MORREMOS!!!

Nossa cabeça continua trabalhando independente da nossa vontade, e quando optamos por atividades que não incluem um trabalho focado do raciocínio nossa cabeça simplesmente volta a pensar naquilo que pensamos estar evitando. E são dois os grandes campeões da nossa audiência. 1 nossos problemas e 2 nosso trabalho, e não é muito incomum que os nossos problemas estejam ligados ao nosso trabalho.

Por isso é tão importante estarmos envolvidos não só com o corpo mas também com a mente. Só conseguimos de fato parar de desgastar nossa cabeça com pensamentos repetitivos quando conseguimos nos concentrar em outras tarefas. Quando focamos em um novo desafio mental não só esquecemos nossas aflições como obtemos mais sucesso na tarefa presente o que nos trás um prazer imediato. Dando mais trabalho ao nosso cérebro também estaremos contribuindo para que, de forma natural, nosso corpo peça um descanso genuíno em forma de sono.

Espero que com essa leitura você consiga refletir sobre sua rotina, e perceber que você pode se ajudar muito, Basta sair do sofá!! Tendo Sempre em mente a importância de um acompanhamento profissional para a realização da sua atividade complementar!!!

Felipe Raso Jamel Edim

Quanto vale este conteúdo para você?

Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!

Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!

Doação ao Blog

A doação está com o preço de 1 real! Para doar mais, basta modificar a quantidade para ajustar ao valor que você deseja! Muito Obrigado!

R$1,00

Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:

APOIA.SE/feliperasoforro

 

11 comentários sobre “Como O Seu Descanso Está Atrapalhando Seu Rendimento No Trabalho? 4 Passos Para um descanso pleno.

  1. Pingback: 3 Motivos Pelos Quais a Dança de Salão É A Atividade Física Mais Completa Para Sua Saúde !!! | FORRÓ

  2. Muito bom texto! Não sei se vc consegue editar mas tem um erro em tarefas, tá escrito tarefes. De resto tá limpo, claro e informativo, vou mandar pra minha família ver se essa galera sai do sofá!
    Aqui é o seu fã Vitão do forró de segunda :))

    Curtir

  3. Pingback: Os Nossos 6 Sentidos No Forró!! | FORRÓ

  4. Pingback: As 4 Dúvidas mais frequentes antes de fazer aula de forró!! | FORRÓ

  5. Pingback: Proposta, Intervenção, Enfeite, Autocondução, Condução Compartilhada! Entenda a diferença entre os termos que estão na moda na dança de salão! | FORRÓ

  6. Pingback: Apoio VS Contrapeso! Entenda a diferença entre os dois termos! | FORRÓ

  7. Pingback: Forró Pé Descalço é forró de verdade? . | FORRÓ

  8. Pingback: A Dança Como Forma de Tradução de Quem Somos!! | FORRÓ

  9. Pingback: Como dançar com pessoas de diferentes níveis? | FORRÓ

  10. Pingback: Não danço, porque eu não sei! Entenda porque está frase está do avesso! | FORRÓ

  11. Pingback: Da Humildade à Paixão! Os 5 Passos da Filosofia Pé Descalço | FORRÓ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s