3 Motivos Pelos Quais a Dança de Salão É A Atividade Física Mais Completa Para Sua Saúde !!!

Não há nenhuma dúvida que praticar pelo menos uma atividade física com regularidade é fundamental para ter uma vida saudável. Mas uma prática que não envolve significado e não aguça o interesse do praticante se torna muito desmotivante. Dessa forma para conseguir se manter motivado e desfrutar de todos os benefícios de uma atividade física é preciso buscar uma atividade que complete suas necessidades físicas, mentais e sociais.

Segundo a organização mundia da saúde (OMS) para estarmos de fato saudáveis precisamos de muito mais do que apenas não estar doente. É necessário o completo bem estar físico, mental e social para poder dizer que você é saudável.

Ficou fácil saber agora quais são os 3 motivos. Basta eu te mostrar como a dança de salão é capaz de contemplar e satisfazer as condições da OMS

Bem Estar Físico

A dança de salão é uma atividade excelente para um gasto calórico elevado. E por se tratar de uma atividade com alta demanda coordenativa a progressão do esforço acontece de forma natural, pois os novos praticantes não conseguem dançar as músicas mais rápidas. À medida que o praticante adquire uma maior consciência e coordenação começa a ser capaz de dançar musicas cada vez mais velozes atingindo taxas altíssimas de gasto calórico, maiores até do que as mostradas neste famoso encarte:

395955_1873952705494_1263957522_n

A dança de salão além dos movimentos mais tradicionais, possui também movimentações no solo (chão), e aéreas. Tais movimentações exigem muito da força principalmente das pernas e do core. A dança pode tranquilamente ser sua opção para emagrecimento e condicionamento físico.

Bem Estar Mental

Como mencionado acima, a dança de salão exige muito da coordenação, e as atividades coordenativas exigem muito foco e concentração. Seu cérebro será constantemente requisitado a acionar diferentes vias nervosas simultaneamente. Esse treinamento melhora o raciocínio e te permite uma ótima sensação de controle do próprio corpo. Tal controle de si está diretamente ligado à sensação de uma boa auto estima.

A dança possui uma gama tão vasta de técnicas e movimentos que jamais seremos capazes de mestrar todas elas em uma vida. Desta forma a dança de salão sempre será uma atividade motivante e estimulante, pois os desafios à sua coordenação jamais se encerrarão. É uma atividade de treino sem fim para o cérebro a cada nova técnica aprendida, mais controle do nosso corpo nós temos e maior será a nossa auto confiança.

Além do nosso próprio corpo a dança de salão exige uma consciência muito grande do corpo do seu parceiro o que torna os desafios motores ainda mais interessantes e exige mais ainda da sua capacidade de concentração e atenção. Esses desafios são ideais para manter a sua cabeça ocupada sem te permitir pensar em qualquer problema que esteja ocupando seus pensamentos. Leia: (Como O Seu Descanso Está Atrapalhando Seu Rendimento No Trabalho? 4 Passos Para um descanso pleno.) O constante esforço de entender o corpo do outro também nos faz cada dia mais auto confiantes e mais confortáveis ao interagirmos com as pessoas.

anakhan

Bem Estar Social

A dança de salão estabelece relações sociais de forma extremamente natural. Você e uma pessoa se comunicam motivados por uma música. Mesmo quando não há troca de palavras há uma conversa, uma conversa entre os corpos. Esse contato é mais do que suficiente para quebrar qualquer gelo e a cada nova pessoa que você dança há uma nova possibilidade de amizade. A dança de salão é caracterizada pela facilidade com que comunidades colaborativas se formam, e em pouco tempo você se vê inserido um um novo grupo de pessoas que te fazer se sentir acolhido e querido.

colo

E não é difícil de entender porque essas interações são positivas. Ao dançar não estamos apenas nos comunicando, estamos nos exercitando e liberando os hormônios de prazer. Associamos este prazer que sentimos às pessoas que estão vivenciando aquela alegria com a gente. Outros gestos capazes de liberar hormônios relacionados à sensação de bem estar são o abraço e o sorriso. Ao dançar nos abraçamos inúmeras vezes e se o ambiente for propício (normalmente é) a troca de sorrisos ocorre de maneira leve e espontânea.

O Que Você Está Esperando??

Agora que você já sabe porque a dança de salão cresce cada vez mais, e ajuda cada vez mais pessoas a combaterem o stress, a depressão, a solidão, os riscos à saúde física e o cansaço mental. Não perca mais tempo, comece a dançar o quanto antes. Em poucos dias você já irá notar a melhora no seu humor, na sua auto confiança e vai se surpreender com o quão motivado a aprender mais você vai estar!!

Se você já dança, deixe um comentário com algumas das transformações que a dança trouxe de presente para Sua vida. Siga o Blog para mais conteúdos como este, e compartilhe com seu amigos para que possamos ajudar a comunidade da dança a crescer cada vez mais!

QUER FAZER AULAS DE FORRÓ?

Entre em contato comigo. Não deixe de acompanhar outras postagens relacionadas, siga o Blog e as contas do instagram @feliperaso e @diandraeraso.

Quanto vale este conteúdo para você?

Você pode ajudar a manter a qualidade e a periodicidade do Blog doando qualquer quantia! Este conteúdo segue grátis, mas a sua doação contribui para que o Blog siga firme ajudando a sua caminhada na dança!

Se não quiser quiser doar, não tem problema algum, você pode contribuir indicando o Blog para uma amigo ou compartilhando nas suas redes sociais!!!

Doação ao Blog

A doação está com o preço de 1 real! Para doar mais, basta modificar a quantidade para ajustar ao valor que você deseja! Muito Obrigado!

R$1,00

Para ser um colaborador recorrente, você pode fazer doações mensais através do link abaixo:

APOIA.SE/feliperasoforro

 

Não deixe de ler também:

4 Dicas Para Você Escolher Sua Escola De Dança De Salão

 

Aula Em Grupo Ou Particular? Tudo que você precisa saber para tomar sua decisão!

 

6 Dicas Rápidas Para Aprender A Dançar E Acelerar Sua Evolução Na Dança

 

Forró Tem Técnica?? Entenda o Termo Que Muitas Vezes Falamos Sem Saber.

12 comentários sobre “3 Motivos Pelos Quais a Dança de Salão É A Atividade Física Mais Completa Para Sua Saúde !!!

  1. Sensacional !! Indescritível a energia que a dança trouxe para minha vida!

    Como citado no texto maravilhoso do Raso, o clima no salão (recheado de abraços, sorrisos e bons momentos), torna nossos dias incrivelmente mais prazerosos.

    Costumo dizer que meu melhor investimento foi entrar na escola, rs! Ficar longe uma semana, já parte o coração! Haha!

    Parabéns Raso, mais um texto tooop! Abraços!

    Curtir

  2. Pingback: VERMELHA DO PÉ DESCALÇO! Como atingir? | FORRÓ

  3. Pingback: Os Nossos 6 Sentidos No Forró!! | FORRÓ

  4. Pingback: Proposta, Intervenção, Enfeite, Autocondução, Condução Compartilhada! Entenda a diferença entre os termos que estão na moda na dança de salão! | FORRÓ

  5. Pingback: Apoio VS Contrapeso! Entenda a diferença entre os dois termos! | FORRÓ

  6. Pingback: A Dança Como Forma de Tradução de Quem Somos!! | FORRÓ

  7. Pingback: Como dançar com pessoas de diferentes níveis? | FORRÓ

  8. Pingback: Não danço, porque eu não sei! Entenda porque está frase está do avesso! | FORRÓ

  9. Pingback: Da Humildade à Paixão! Os 5 Passos da Filosofia Pé Descalço | FORRÓ

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s